Home / Perícia Grafotécnica
Em inúmeros casos, assinaturas de contratos, cheques, cartas e documentos em geral têm sua autenticidade questionada.
Utilizando de técnicas modernas, a ZR2 Perícias Forenses realiza exames laboratoriais com scanners, microscópios digitais e sistemas de medição de alta resolução; softwares de aprendizagem gráfica; além de análises gráficas computacionais em servidores com sistemas de última geração, que proporcionam mais precisão aos resultados obtidos.
Para a realização de exames mais precisos, a ZR2 Perícias desenvolveu o exclusivo Formulário Grafotécnico Multicoletor que é capaz de captar os mínimos detalhes das formas de escritas, inclusive com sistema anti-fraude, ou seja, mesmo que o periciando tente falsificar sua escrita o formulário é capaz de indicar como e onde o mesmo tentou aplicar a autofalsificação. O formulário multicoletor da ZR2 Perícias é utilizado nas esferas judiciais e extrajudiciais. Este formulário foi submetido a uma comissão técnica e tem aprovação internacional.
A perícia grafotécnica é realizada por confronto de padrões, o chamado cotejo. De um lado tem-se o documento a ser periciado, chamado peça questionada; e de outro têm-se os documentos com a escrita autêntica da pessoa suspeita de fraude.
A perícia então consiste em fazer exame grafotécnico na peça questionada e anotar os resultados. Em seguida fazem-se os exames nos documentos com a escrita autêntica (chamados padrões de confronto) e anota-se também os resultados destes.
O próximo passo então é confrontar os resultados dos exames na peça questionada com os exames nos padrões de confronto.
A perícia Grafotécnica poderá ser associada a uma mais perícias como a Documental, Documentoscópia e a Documentoscopia Q+ (datação de documentos e assinaturas), especialmente para saber a datação da susposta assinatura ou quando essa assintura fora transplantada para outro papel.
E se a assinatura for eletrônica, como em contratos de telefonia e financiamento onde se assina em tablet?
Neste caso o perito que fará a análise deve possuir duas especialidades a Informática e a Grafotécnica, pois todos os elemetros serão eletronicos e deverão passar por uma validação técnica dos metadados além da análise da escrita.
Estes são apenas alguns exemplos, independente do tipo de situação que você esteja enfrentando, fale com nosso atendimento!
2024 todos os direitos reservados – ZR2 Pericias Forenses