PERÍCIA GRAFOTÉCNICA

Em inúmeros casos, assinaturas de contratos, cheques, cartas e documentos em geral têm sua autenticidade questionada. Para isto, existe a Perícia Grafotécnica, que além de analisar assinaturas duvidosas revela sua autoria.

Utilizando de técnicas modernas, a ZR2 Perícias Forenses realiza exames laboratoriais com scanners, microscópios digitais e sistemas de medição de alta resolução; softwares de aprendizagem gráfica; além de análises gráficas computacionais em servidores com sistemas de última geração, que proporcionam mais precisão aos resultados obtidos.

Para a realização deste tipo de perícia, a empresa aplica um formulário próprio, desenvolvido por seus profissionais, chamado de Formulário Grafotécnico Multicoletor. O mesmo é utilizado nas esferas judiciais e extrajudiciais quando é necessária a Perícia Grafotécnica. Este formulário foi submetido a uma comissão técnica e tem aprovação internacional. 

A perícia grafotécnica é feita por confrontação. De um lado tem-se o documento a ser periciado, que é chamado de peça questionada; e de outro tem-se os documentos com a escrita autêntica da pessoa suspeita da fraude.

A perícia então consiste em fazer exame grafotécnico na peça questionada e anotar os resultados. Em seguida faz-se os exames nos documentos com a escrita autêntica (chamados de padrões de confronto) e anota-se também os resultados destes.

O próximo passo então é confrontar os resultados dos exames na peça questionada com os exames nos padrões de confronto. Se houver um número maior de divergências significa que a escrita da peça questionada não foi produzida pelo autor dos padrões de confronto, ou seja, ela foi falsificada. O contrário, ou seja, se houver um número maior de resultados convergentes, significa que a escrita da peça questionada foi produzida pelo autor dos padrões de confronto.

O que é a perícia grafotécnica?

É a perícia que analisa o grafismo e assinatura com objetivo de  identificar autenticidade e comprovar autoria, ou seja, atribui ou descarta a autoria de uma assinatura ou escrita com base no estudo e comparação da grafia.

Exemplos de perícias grafotécnicas:

Suspeita de falsificação de assinatura em contratos, notas promissórias, cheques, recibos e outros;  
Montagem de assinatura;
Simulação de assinatura;
Transferência de assinatura;
Impressão de assinatura;
Atribuição de autoria de escrita.

Serviços semelhantes:

Nosso Diferencial

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Perícia Documental

Pode determinar os tipos de impressão, selos, deteção de rasuras, acréscimos, substituições, obliterações, tipos de tintas, definição do papel moeda e a mecanografia.

Documentoscopia Avançada Q+

Técnica capaz de analisar a contemporaneidade entre folhas e escritas. Pode determinar se uma assinatura foi feita anterior ou posterior a uma data.