Documentoscopia

Inicio/ Documentoscopia

A Documentoscopia consiste na análise de documentos físicos em busca de indícios de adulterações, permitindo, assim, atribuir a integridade do documento analisado ou mesmo declará-lo como adulterado.

A perícia documentoscópica também é capaz de analisar documentos eletrônicos ou digitalizados, e, a partir deles, atribuir sua integridade, além de aferir a data de criação ou alteração e, em alguns casos, sua origem.

É IMPORTANTE SABER DIFERENCIAR

  • Perícia Documental: é a análise de documentos em geral, sem relação com a perícia grafotécnica.

  • Perícia Documentoscópica: é a perícia que analisa documentos físicos ou digitais com a finalidade de atribuir integridade ou falsidade (adulteração).

PERÍCIAS DOCUMENTOSCÓPICA :

  1. Documentoscopia Convencional:
    Análise visual geral das características latentes do documento, muito aplicada a papéis-moeda e outros documentos oficiais com mecanismos de segurança, como selos holográficos.

  2. Documentoscopia Avançada:
    Análise microscópica das fibras do papel, bem como banhos químicos, análise de tintas e enxertos, comum em adulterações mais sofisticadas.

  3. Documentoscopia Q+ (Quimiometria):
    Análise de datação do papel e tinta de forma referenciada. Nesse caso, é possível atribuir uma data aproximada ao papel ou à tinta, além de determinar quando foi assinado, impresso ou escrito. Através da análise da tinta de impressão ou escrita, também é possível determinar sua data. A Documentoscopia Q+ é a técnica com menor dano ao documento periciado e com o menor custo pericial.

É POSSÍVEL REALIZAR PERÍCIA DOCUMENTOSCÓPICA EM CÓPIA?
A resposta correta é: depende. Em regra, quando a perícia tem como objetivo a determinação da integridade do documento, a resposta é não. Já se o objetivo for a determinação da autoria da escrita, a perícia deverá levar em consideração vários requisitos para que o laudo pericial possa ser conclusivo ou apenas indicativo. Desta forma, é muito importante que o perito faça a análise preliminar e indique as prejudicialidades da análise em cópia, conforme o caso concreto.

O QUE É DOCUMENTOSCOPIA AVANÇADA?
É uma perícia capaz de identificar montagens de documentos, cédulas, além de examinar tinta de impressão e escritas.
A análise pode ser realizada somente em vias físicas, utilizando equipamentos de alta resolução, como microscópios, estereoscópios, scanners especiais (como 3D ou orbital) para a identificação das possíveis alterações.

Aplicações da Perícia Documentoscópica Avançada:

  • Análise de contemporaneidade documental
  • Análise de contemporaneidade de assinaturas
  • Identificação de montagens documentais
  • Identificação de transplante de assinaturas
  • Identificação de banhos químicos
  • Determinação de tipos de impressão
  • Determinação de tipo de tinta

Estes são apenas alguns exemplos.