Documentoscopia

Home / Documentoscopia

A Documentoscopia consiste na análise de documentos físicos em busca de indícios de adulterações, desta forma podendo atribuir a Integridade do documento analisado ou mesmo declara-lo como adulterado.

A perícia documentoscópia ainda é capaz de analisar documentos eletrônicos ou digitalizados, e partir destes atribuir também sua integridade, além de aferir data de criação ou alteração, e em alguns casos sua origem.

Importante saber diferenciar:

Perícia Documental é a análise de documentos em geral, não tem relação com perícia grafotécnica.

Perícia Documentoscópica é a perícia que analisa documentos físicos, ou digitais, com a finalidade de atribuir integridade ou falsidade (adulteração)

Perícia Grafodocumental tecnicamente não existe, é apenas uma expressão para se referir a perícia grafotécnica, infelizmente de forma errada, pois as duas perícias são distintas e o correto é dizer de forma isolada GRAFOTÉNCA e DOCUMENTOSCÓPICA.

Atualmente existem 4 tipos de perícias Documentoscópicas:

Documentoscopia Convencional:

Análise visual geral das características latentes do documento, muito aplicado a papeis moeda e outros documentos oficiais com mecanismos de segurança, como selo holográficos.

Documentoscopia Avançada:

Análise microscópica de fibras do papel, bem como banhos químicos, análise de tintas e enxertos, comum em adulterações mais sofisticadas.

Documentoscopia Digital:

Análise dos aspectos gerais, bem como extração de metadados do arquivo digital, além de fatores padrões.

Documentoscopia Q+ (Quimiometria):

Análise de datação do papel e tinta de forma referenciada, neste caso é possível atribuir uma data aproximada ao papel ou tinta, bem como quando foi assinado, impresso ou escrito, pela análise da tinta de impressão ou escrita também é possível determinar sua data, a Documentoscopia Q+ é a técnica com menor dano ao documento periciado e com o menor custo pericial.

É POSSÍVEL REALIZAR PERÍCIA DOCUMENTOSCÓPIA EM CÓPIA:

A resposta correta é depende, em regra quando a perícia tem como objetivo a determinação de integridade do documento a resposta é não, já se o objetivo é a determinação de autoria da escrita a perícia deverá levar em consideração vários requisitos para que o laudo pericial possa ser conclusivo ou apenas indicativo, desta forma, é muito importante que o perito faça a análise preliminar e indique as prejudicialidades da análise em cópia de acordo com o caso concreto.

O que é Documentoscopia Avançada?

Perícia capaz de identificar montagens de documentos, cédulas, além de examinar tinta de impressão e escritas.
A análise pode ser realizada somente em vias físicas, em que são utilizados equipamentos de alta resolução, como microscópio, estereoscópio, scanners especiais como 3D ou orbital para identificação das possíveis alterações.

Aplicações da Perícia Documentoscópica Avançada: