Artigo

Entendendo a Perícia Grafotécnica

Entendendo a Perícia Grafotécnica

Como escrevemos?

A forma como escrevemos é feita a partir de movimentos que têm origem nos impulsos neuromotores que conduzem a escrita de uma forma única e personalíssima de cada indivíduo, sendo impressa na escrita sua gênese escritural, que pode ser entendida como o DNA da escrita.

Como é possível identificar se uma assinatura é falsa?

A perícia grafotécnica é a ciência que examina a autenticidade ou falsificação da assinatura ou texto, sendo o perito grafotécnico quem irá realizar os exames valendo-se técnicas de inspeções minuciosas de acordo com a característica de cada pessoa.

O exame grafotécnico age através de vários fatores, sendo analisados pontos quantitativos e principalmente qualitativos para a identificação da gênese escritural do indivíduo, sendo analisados também os EOG – Elementos de Ordem Geral como por exemplo a evolução da escrita, pressão exercida e hábitos gráficos.

O Perito Grafotécnico.

Os peritos grafotécnicos são os profissionais com capacidade, treinamento e formação técnico científica especializada para realização dos exames grafotécnicos, são contratados para aferir a autenticidade de uma assinatura ou escrita, de forma a atestar a verdade real a partir da realização de exames técnicos científicos que o levaram a determinada conclusão, atuando sempre com imparcialidade..

Porém, para que o resultado dado seja o correto é preciso que o perito siga corretamente a análise, respeitando alguns critérios como autenticidade, contemporaneidade, adequabilidade, de forma transparente.

Regra básica da perícia grafotécnica

A mesma pessoa pode assinar centenas de vezes, mas nunca sua grafia será 100% igual, uma vez que inexistem assinaturas idênticas, mas sim semelhantes. Por isso, se diante da ocorrência duas assinaturas idênticas, é certa sua falsificação por colagem ou decalque, ou seja, da mesma forma que as diferenças entre assinaturas são um parâmetro para sugerir a falsificação, assinaturas idênticas também podem significar adulteração.

O que é a perícia grafotécnica?

É a perícia que analisa o grafismo e assinatura com objetivo de identificar autenticidade e comprovar autoria, ou seja, atribui ou descarta a autoria de uma assinatura, ou escrita com base no estudo e comparação da grafia.

Exemplos de perícias grafotécnicas:

Suspeita de falsificação de assinatura em contratos, notas promissórias, cheques, recibos e outros;
Montagem de assinatura;
Simulação de assinatura;
Transferência de assinatura;
Impressão de assinatura;
Atribuição de autoria de escrita.

Autor: Antonio Rodrigues Filho