Início » Whatsapp, Facebook e Instagram fora do ar? Entenda oque aconteceu! 04/10/2021

Whatsapp, Facebook e Instagram fora do ar? Entenda oque aconteceu! 04/10/2021

Erro de servidor faz com que usuários não possam acessar os serviços das plataformas do Facebook nesta segunda-feira (04/10/2021).

WhatsApp, Facebook e Instagram apresentam instabilidades nesta segunda-feira (04/10/2021). O problema que as plataformas apresentam não tiveram a causa diagnosticada ao acessar as ferramentas, mas os usuários que tentam acessá-las encontram um erro “5XX Server Error” nas plataformas.

Contudo, nenhum dos aplicativos explicou qual o problema, e o motivo da interrupção não foi até o momento esclarecido. No entanto, vários especialistas em segurança apontaram rapidamente para um problema de Sistema de Nomes de Domínio, conhecido pela sigla em inglês DNS, como um possível culpado. Em Julho de 2020 as plataformas passaram por um problema semelhante onde foi identificado um erro de configuração de DNS, ocasionando a parada dos serviços por 4 horas (a nível global).

É de conhecimento dos profissionais de Segurança da Informação que o Facebook possui plano de contingência, ou seja, de resolver eventuais problemas técnicos para para uma retomada imediata do sistema.

A equipe do setor NUPliance  da ZR2 Perícias analisou o caso e indica para nova falha humana, uma vez que não há incidentes de segurança em relação aos servidores DNS.

A ZR2 Perícias recomenda às empresas a oferecer mais de um meio de comunicação para seus clientes  meios alternativos de contato em casos de falhas como esta, uma das opções são ferramentas de chats em seu sites, desta forma os impactos em captação de clientes é diminuído, mas isso vale apenas para os clientes visitantes de sites, pois os clientes que já tem o meio de comunicação ficarão sem suporte, outro meio alternativo é sempre disponibilizar no cadastro do WhatsApp um e-mail e telefone, assim seus clientes terão, mesmo em caso de indisponibilidade o acesso fácil aos meios de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *